• marketing68317

Alimentação e Vestibular


O vestibular é uma etapa importante da vida na maioria dos adolescentes, na qual pode ser decidido qual profissão seguir em sua vida adulta. Nesta fase, os jovens necessitam de muita energia para poder estudar durante horas mantendo a concentração e foco.


Alimentar-se bem no dia do vestibular e, principalmente, nos dias que antecedem as provas é benéfico tanto para o corpo quanto para mente. Uma nutrição adequada pode auxiliar no desempenho e raciocínio neste período.


Por isso, em primeiro lugar, é preciso respeitar os horários das refeições. O recomendado é que o vestibulando faça de em torno de quatro a cinco refeições diárias e, no dia da prova, coma algo pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas.


Um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Alimentos como, abacate, peixes, folhas verde escuras, castanhas e açafrão podem ser incluídos na alimentação, pois contem nutrientes que favorecem a concentração e possuem fatores antioxidantes que protegem os neurônios.


Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também são ótimas, pois facilitam a digestão.


Para auxiliar a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Cuidado com bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.


Atenção! Bebidas alcoólicas próximos ao dia da prova podem atrapalhar o rendimento do estudante. O ideal é descansar e reservar as comemorações para depois da aprovação, evitando, assim, cansaço, sonolência e irritação.


Outra dica é evitar comer em locais desconhecidos nesses dias, como restaurantes e fast-food. Não dá para saber a procedência da comida destes lugares e não vale arriscar justamente na época do vestibular.


Alimentar-se bem ajuda a garantir bom condicionamento físico e resistência imunológica para o dia da prova, além disso contribui para o bom funcionamento do cérebro.


Mariana Tiemi Hara CRN 23.824

Nutricionista Pós-graduada em Fisiologia do Exercício

Especializada em atendimento Materno-infantil, obesidade e qualidade de vida

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo