• Heloisa Namie

Alimentos típicos de festa junina e seus benefícios nutricionais


No mês de junho temos as deliciosas festas juninas, comemorações de especialmente católicas, em homenagem aos três santos nascidos no mês: São João, Santo Antônio e São Pedro. Essas festas são caracterizadas por celebrações ligadas à agricultura, danças típicas, cantos e muita comida. Um dos alimentos base para da culinária é o milho. Esse ingrediente faz parte de pratos famosos como a canjica, pamonha, curau, pipoca e bolo. Atualmente, existem muitos outros quitutes que fazem parte da festa junina. Abaixo estão alguns benefícios nutricionais dos alimentos desta época tão alegre e divertida. Pipoca Um dos quitutes mais saudáveis, pois a sua casca é rica em fibras ajudando no funcionamento do intestino e causando sensação de saciedade. Prefira a pipoca feita na panela, com azeite ou água com pouco ou sem sal.


A pipoca contém vitamina A e C, potássio, ferro e polifenóis, que são antioxidantes que protegem as células do nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres. Pinhão Rico em amido, contém também vitaminas do complexo B e vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas. Possui também ômega 6 e ômega 9. Por r ser fonte de potássio, auxilia o controle da pressão arterial. O seu preparo é feito somente com água e sal, o que garante que o consumo do alimento seja mais saudável. Arroz doce Feito com três ingredientes básicos (arroz, leite e açúcar) é um doce rico em carboidratos que fornecem energia ao organismo, além de nutrientes como, vitaminas A, B12, D, cálcio, fósforo, proteínas e magnésio, presentes no leite e que aumentam a resistência óssea. Podem ser acrescentados ingredientes como o cravo e canela, que diminuem o índice glicêmico do organismo ao consumir o açúcar. Porém, deve ser consumido com moderação por conta das altas doses de açúcar e calorias. Milho cozido O milho cozido, além de ser delicioso, é rico em carboidratos, fonte de fibras, contém B1, B2, além de ter minerais que contribuem para a saúde óssea e vitamina E, de ação antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo contra câncer e retardando o envelhecimento. Portanto, é um alimento saudável e as crianças adoram! Amendoim O amendoim é rico em gorduras poli-insaturadas que auxiliam no controle e tratamento do colesterol e triglicérides.


É também fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e ferro e de proteínas e antioxidantes como a vitamina E, o zinco, o fósforo e o manganês que previnem doenças cardíacas e retardam o envelhecimento precoce da pele. É bom prestar atenção na quantidade consumida, o amendoim possui alto teor calórico e por isso seu consumo deve ser controlado, cerca de 30g por dia é suficiente para obter os benefícios deste alimento. É indicado consumir o amendoim torrado e com pouco sal. Maçã do amor A maçã, sem o açúcar, ajuda a controlar o diabetes e o colesterol, melhora o funcionamento intestinal e é indicada para quem deseja emagrecer, pois é rica em fibras e provoca a saciedade. Já a cobertura da maçã do amor, geralmente é uma calda de caramelo feita a partir do açúcar, é um alimento muito calórico e seu consumo deve ser moderado. Batata doce A batata doce costuma ser servida assada em quermesses e tem um índice glicêmico baixo, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue e, assim, libera pouca insulina (hormônio que está relacionado ao acúmulo de gordura corporal). A batata doce ainda é rica em vitamina C e betacaroteno, antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e diversos tipos de câncer. Doce de abóbora A abóbora cozida possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Estudos mostram que seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração e derrame. Além disso, contêm carotenóides, substâncias que se convertem em vitamina A no nosso organismo, protegendo as células dos danos oxidativos e,


consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas.


No entanto, apesar de apresentar propriedades nutritivas, o doce de abóbora é feito com grande quantidade de açúcar e por isso, deve ser consumido com moderação.


Vinho quente


O vinho possui flavonoides e antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Também aumenta o colesterol HDL, popularmente chamado de colesterol bom, e pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. No entanto, por conta do seu teor alcoólico, também deve ser consumido com moderação.


Agora que você já sabe dos benefícios nutricionais que estes alimentos podem oferecer, aproveite com sua família e amigos para comemorar e saborear as delícias típicas, sem exageros, é claro!





Mariana Tiemi Hara


Nutricionista CRN-3 24.823

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