• Heloisa Namie

Dicas de alimentação e nutrição nos dias frios



Você já notou que nos dias de temperaturas baixas temos vontade de comer alimentos mais gordurosos e com mais frequência? Isso acontece, pois no frio, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal e assim mantê-lo aquecido. Para suprir essa necessidade, o organismo necessita de um consumo maior de calorias.


Por esse motivo, é importante ter bastante atenção para não cometer excessos na alimentação e acabar prejudicando a saúde. Abaixo estão algumas dicas de nutrição para colocar em prática nesta época de frio:


1. Consuma gorduras boas nas pequenas refeições


As gorduras “boas” auxiliam mantendo a saciedade por mais tempo. Além disso, ajudam a prevenir doenças, como câncer e problemas cardiovasculares. As principais gorduras que devem ser ingeridas estão nos alimentos abaixo: 

  • Nozes; 

  • Castanha-do-pará; 

  • Castanha-de-caju; 

  • Amêndoas; 

  • Avelã;

  • Abacate;

  • Azeite.


2. Aproveite as frutas da estação


No frio, gripes e resfriados começam a aparecer com frequência, por isso, é importante reforçar a imunidade para ajudar a combater essas doenças e manter a saúde em dia ao longo desse período. Para isso, o consumo de frutas frescas, principalmente as que são da estação (outono/inverno) e têm a vitamina C são essenciais:


  • Caqui; 

  • Maracujá; 

  • Tangerina; 

  • Carambola; 

  • Mmaçã; 

  • Mmorango; 

  • Laranja; 

  • Uva.


3. Refogue legumes e verduras


Nos dias quentes, verduras e legumes em forma de saladas cruas são muito bem-vindas, mas em dias de temperaturas mais baixas o consumo destes alimentos costuma ser menor. Por isso, recomenda-se refogar esses alimentos para que se tornem mais saborosos e assim garantir o aporte de vitaminas e minerais adequados:


  • Brócolis; 

  • Couve-flor;

  • Couve; 

  • Cenoura;

  • Agrião; 

  • Acelga.


4. Beba muito líquido


No calor, as pessoas sentem mais vontade de beber água, enquanto no frio isso pode mudar. Porém, vale lembrar que as baixas temperaturas fazem o corpo perder mais líquido, então é essencial mantê-lo sempre hidratado.


A hidratação adequada auxilia na a prevenção de doenças respiratórias e o ressecamento das mucosas. Por isso, não deixe de beber água diariamente, lembrando que o recomendado é a ingestão de aproximadamente 2 litros por dia. Você pode incluir bebidas quentes, como por exemplo, os chás:


  • Hibisco; 

  • Chá-verde; 

  • Ânis-estrelado; 

  • Dente-de-leão com hortelã; 

  • Limão e gengibre; 

  • Laranja e camomila; 

  • Maçã e canela.


5. Consuma alimentos termogênicos


Os alimentos termogênicos são importantes aliados durante o frio, porque

ajudam a elevar a temperatura do organismo e também auxiliam no processo de

emagrecimento, já que o corpo utiliza a gordura estocada para elevar a

temperatura e o metabolismo. Alguns termogênicos naturais são:


  • Chá verde: aumenta o gasto energético, fazendo o corpo queimar mais calorias; 

  • Pimenta: consegue quebrar a gordura estocada; 

  • Gengibre: acelera o metabolismo, ajudando também a prevenir gripes e resfriados; 

  • Cacau: auxilia na queima de caloria e no ganho de massa muscular.

Além dessas dicas, também podemos consumir alimentos nutritivos em forma de caldos e sopas bem quentinhos. A mandioca, batata-doce, batata baroa, lentilha, ervilha e feijão são ótimos ingredientes para esse tipo de preparação.


O chocolate quente também é uma boa pedida nesse friozinho! Experimente trocar o achocolatado por cacau em pó, um pouco de canela e misture no leite de vaca ou leite vegetal.


Com essas dicas, é possível manter uma alimentação saborosa, prazerosa, equilibrada e sem deixar de cuidar da saúde nesta época de frio.





Mariana Tiemi Hara CRN 23.824

Nutricionista Pós-graduada em Fisiologia do Exercício

Especializada em atendimento Materno-infantil, obesidade e qualidade de vida

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