foto jornal.JPG

Nossa História

A história do Instituto Educacional Santa Terezinha tem como ponto de partida a vinda de padres do PIME - Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras - para Bragança Paulista.

 

No ano de 1948 chegava Padre Aldo Bollini, vindo da Itália, com o objetivo de pregar a religião e instruir. Encontrou um bairro de povo simples e uma capela rústica, erigida no alto do morro.

 

Em 6 de junho de 1948 esta capela foi elevada a Paróquia dedicada a São José e Santa Terezinha, tornando-se o primeiro Pároco, onde permaneceu até o final de sua vida, em 1983.

 

Dentre as inúmeras obras sociais que construiu, no período de 1948 iniciou-se uma campanha para a construção da Casa das Crianças, localizada atrás da Igreja.

Conheça o
Padre Aldo Bollini

Em 14 de novembro de 1971 foi inaugurada a Casa das Crianças.

 

Em março de 1972 iniciou-se o Jardim da Infância com 50 crianças em regime de semi-internato sob a direção das Irmãzinhas Celestina e Giacomina, utilizando o Método Montessori para alfabetização dos alunos.

 

Durante 22 anos as Irmãzinhas do PIME cuidaram das crianças com muito carinho acompanhando a iniciação escolar e religiosa delas. Em 1993 foram transferidas para outras cidades e a direção ficou ao encargo da Profª Ana Maria Dentello Caccossi, que deu continuidade ao trabalho das Irmãs. Assim funcionou a Casa das Crianças por mais 4 anos.

 

Em 1996, o prédio com 25 anos e sem manutenção, não tinha número suficiente de alunos para sua sobrevivência. O atendimento de aproximadamente 90 alunos não supria as necessidades da escola.

 

Por iniciativa do Pároco, Padre Sebastião de Moraes Dantas, iniciou-se em 1997 uma reestruturação da escola. Sob a direção de Laís Ap. Zecchini Barrese, a Casa das Crianças, começou a ser preparada para o funcionamento do Ensino Fundamental, onde receberiam crianças até a 4ª série.

 

A escola, com ampla estrutura física, necessitava de reformas para melhor atender aos alunos. E, assim, começou um longo trabalho, do telhado ao piso, das salas de aula ao pátio e de toda a área externa.

Em 21 de outubro de 1997, foi expedida a Portaria do Delegado de Ensino autorizando o funcionamento dos Cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Instituto Educacional Santa Terezinha.

 

Ano a ano se percebia as mudanças tanto para os que estavam na escola ou que por ela passavam. O espaço se transformava….

 

O Instituto Educacional Santa Terezinha, com o término das reformas, oferecia ambiente arejado e acolhedor aos seus alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

foto2.jpg

Em 2002, a primeira turma de alunos concluía o Ensino Fundamental e para dar continuidade aos estudos no Ensino Médio, partiram para outros estabelecimentos de ensino. Era o momento de novos desafios: dar aos alunos a oportunidade de conclusão da Educação Básica no Instituto Educacional Santa Terezinha.

 

Em 2004, no período vespertino, iniciava no Instituto Educacional Santa Terezinha, o Ensino Médio, após o término das aulas do período da tarde. Logo sentiu-se a necessidade de mais um espaço para os alunos do Ensino Médio. Decidiu-se que o melhor local para construção de um novo prédio seria onde estavam as “velhas seringueiras” plantadas pelo Padre Aldo. Em janeiro de 2006, o prédio do Ensino Médio estava concluído e recebeu a bênção do Padre Sebastião para abrigar alunos na última etapa da Educação básica e a todos os profissionais.

Hoje, o Instituto Educacional Santa Terezinha tem toda uma estrutura física e pedagógica para atender aos alunos, proporcionando ensino de qualidade.

Conheça Também

Missão
Visão
Hino
Infraestrutura IEST

Nossos Parceiros

Conheça as marcas que o IEST selecionou para oferecer o melhor ensino de Bragança Paulista:

maxi.jpg
0bb8d1_95c5f9c4a8834bb2804b0188c83e1037_