Como introduzir legumes e verduras para as crianças
- Heloisa Namie
- 23 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Em algum momento da infância, as crianças começam a ter preferência ou até mesmo rejeição por determinados alimentos. Isso pode acontecer por diversos motivos, portanto é importante ter consciência que as pessoas que convivem com a criança são responsáveis pela construção do hábito alimentar dela.
Os pais e/ou responsáveis devem oferecer o alimento à criança e observar como ela reage para identificar se ela gosta ou não. Se o alimento for recusado, deve ser oferecido novamente depois de um certo período.
Os alimentos mais recusados pelas crianças são legumes e verduras, sendo uma das principais queixas dos pais sobre a alimentação de seus filhos. Muitos relatam uma grande dificuldade em inserir estes tipos de alimentos na refeição diariamente.
A American Society for Nutrition orienta aos pais que incentivem as crianças a provar 8 à 12 vezes o alimento que recusaram para que ocorra a adaptação ao novo sabor. O consumo de legumes e verduras recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 3 a 5 porções ao dia.
Para facilitar a introdução de novos alimentos nas refeições das crianças, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para proporcionar uma alimentação mais equilibrada e saudável para toda a família. Lembre-se que a criança deve ser elogiada quando consome um alimento novo para gerar um sentimento positivo nesta experiência.
Abaixo, estão algumas estratégias para inserir legumes e verduras na alimentação das crianças:
1. Faça a criança participar da preparação dos alimentos. Deixe ela usar a criatividade na apresentação do prato;
2. Escolha legumes de cores diferentes e fazer uma alimentação diversificada para despertar a curiosidade da criança;
3. Experimente novas formas de oferecer os legumes. Faça salteados, grelhados, refogados ou no vapor;
4. Na hora da refeição procure contar histórias e faça jogos para estimulá-las a consumir os legumes. Crie bonecos com os brócolos e cenouras ou corte os vegetais como o pepino em forma de estrela;
5. Se puder, crie uma mini horta em casa em vasinhos ou no jardim para ensinar à criança a origem dos alimentos que ela consome;
6. Leve a criança na feira e no mercado para que ela possa ajudar a escolher os legumes e as verduras;
7. Associe um legume a um outro alimento que ela goste. Por exemplo, arroz com brócolis ou beterraba;
8. Tenha sempre vegetais disponíveis à mesa. Mesmo que a criança não os consuma é importante que se familiarize com o aspeto, cor e cheiro dos legumes que atualmente não gosta;
9. Consuma legumes e verduras para que a criança observe, pois a família é o maior exemplo na construção de bons hábitos;
Não desista ou desanime se a criança não comeu determinado alimento na primeira tentativa, pois a adaptação de novos sabores leva algum tempo. Tenha paciência e persistência, pois a dedicação na alimentação de nossos pequenos é um investimento para a saúde!
Mariana Hara
Nutricionista
RN-3 24.823