top of page
  • Heloisa Namie

O que não pode faltar na Lancheira?

Quem nunca teve dificuldade de montar a lancheira do seu filho, não é mesmo? Em meio a correria do cotidiano, as vezes optamos por produtos mais práticos e de fácil aceitação pelas crianças e por muitas vezes descuidamos da qualidade nutricional dos alimentos.


Uma lancheira deve conter uma porção de um dos três grupos fundamentais de alimentos, que são os energéticos, construtores e reguladores.


O grupo dos energéticos, como o próprio nome diz, são aqueles alimentos que fornecerão energia para as crianças durante o dia. Neste grupo estão os carboidratos, como por exemplo, os pães, bolos e cereais.


Entre os construtores, estão as proteínas animais e vegetais, responsáveis na formação de nossos músculos, ossos e órgãos. Podemos citar o leite e seus derivados, as carnes e as leguminosas.


Por último, estão os reguladores, que são os alimentos responsáveis por controlar as funções do organismo, que são as vitaminas e os minerais presentes nas frutas, as verduras e os legumes.


Uma dica interessante é variar os alimentos sempre que possível, pois uma lancheira monótona faz com que a criança perca o interesse em se alimentar ou até mesmo focar a atenção nos lanchinhos dos coleguinhas.


Os alimentos que devem ser evitados são salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, embutidos, frituras, refrigerantes e doces. Esses alimentos oferecem muito sal, gordura trans, conservantes, corantes, açúcar e quase sempre nenhum benefício nutricional.


Os sucos de caixinha devem ser escolhidos com critério, prefira aqueles sem corantes artificiais e conservantes. É importante ficar atento às informações presentes nos rótulos, ingredientes e as informações nutricionais.


Se possível, leve seu filho com você na feira / mercado e pergunte o que ele gostaria de comer. Colocar a criança para participar no preparo do lanchinho escolar é uma estratégia que estimula o interesse por uma alimentação mais saudável e pode ser bem divertida.


Como pais, devemos apresentar aos nossos filhos as melhores escolhas e auxilia-los a desenvolver hábitos mais saudáveis, além de ser um ato de amor e cuidado com as nossas crianças!


Abraços,

Nutri Mari



Sugestão de cardápio

Algumas observações:


Os bolinhos caseiros podem ser de sabores variados, como por exemplo, bolo de banana, de maçã, de fubá, goiabada.


O recheio do pãozinho pode ser alternado com franguinho, carne moída, queijo, patê de atum, ricota ou até mesmo fazer um sanduiche natural inserindo alface, tomate e cenoura.


Os biscoitos ou cookies podem ser de aveia, maisena e cacau e as bebidas que acompanham o lanche deverá ser apenas uma opção entre: iogurte líquido, água. Água de coco ou suco de soja ou de fruta de preferência natural.


Quanto às frutas, temos uma grande variedade como uvas, goiaba, melão, manga, pêssego, banana, maçã entre outras. De preferência as frutas da estação!


Mariana Tiemi Hara CRN 23.824

Nutricionista Pós-graduada em Fisiologia do Exercício

Especializada em atendimento Materno-infantil, obesidade e qualidade de vida

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page